História da Escola

      No dia 03 de março de 1947, nasceu a Escola Catulo da Paixão Cearense, na comunidade de Linha Amadeu. Esse nome foi escolhido como patrono desta Escola, por ter sido poeta e cantor enfocando em suas composições temas úteis a humanidade.
     Em 1979, a Prefeitura municipalizou todas as Escolas da região e a partir desse ano passou a chamar-se Escola Municipal Catulo da Paixão Cearense, e logo em seguida, Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Catulo da Paixão Cearense.
     Em 1982, para beneficiar um maior número de alunos, a Escola transferiu-se para uma sala da Casa Canônica do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e Linha Amadeu deixou de ser a sede da Escola. Em 1985, devido a grande demanda de alunos, passou a funcionar a Educação Infantil e em 1987 foi implantada a 5ª série.
     Após quatro anos de funcionamento na Casa Canônica do Santuário, a Mitra Diocesana doou um terreno e a Prefeitura Municipal construiu um novo prédio em 1988, sendo este, parte do prédio atual da Escola.
     Por sugestão de Dom Benedito Zorzi – Bispo Emérito de Caxias do Sul – e aceitação da comunidade de Caravaggio, a Escola em 1990, passou a receber o nome da padroeira da comunidade – Escola Municipal de Primeiro Grau Incompleto Nossa Senhora de Caravaggio.
     A partir de 1994 houve a nucleação, que consistia em agrupar um maior número de alunos em uma escola. A prefeitura colocou a disposição transporte para os alunos das comunidades vizinhas. Neste mesmo ano, a prefeitura desapropriou o salão e a quadra esportiva pertencentes a Associação de Desportos Saturno, situada junto ao prédio desta escola, ampliando ainda mais suas instalações e disponibilizando maior espaço físico para os alunos.
     Segundo as leis de Diretrizes e Bases da Educação, em janeiro de 1999, a Escola passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Caravaggio.
     No ano de 2004, com o apoio da direção - professora Isabel - e a ajuda de um grupo de mães foi fundado o Clube de Mães Alegria de Viver de Caravaggio.
     No ano de 2005, a escola atendeu os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), no turno da noite, atendendo 26 alunos da Alfabetização e Séries Finais do Ensino Fundamental tendo concluído seus estudos em 2006, com 24 formandos.
    Em 2007, dois sonhos da comunidade escolar se concretizaram: continuidade do Ensino Fundamental com a 6ª série e construção da quadra esportiva coberta com a colaboração da comunidade escolar, Prefeitura Municipal e amigos da escola.
    Em 2008 deu-se a aprovação da 7ª Série e em 2009 a aprovação da 8ª Série, tendo assim todo o Ensino Fundamental. 
    Apostar no ser humano para que este seja um referencial de uma sociedade melhor, família /escola e comunidade, corpo docente, CPM, Conselho Escolar e funcionária não medem esforços para que a educação desta instituição seja progressivamente um fator de orgulho para todos que a ela estão interligados.