COMVIDA

13 de maio


Foi reativado, no dia 13 de maio, o projeto COMVIDA na escola. Nesta data, os alunos presentes efetuaram as seguintes atividades:
- Assistimos vídeo explicativo sobre o projeto;
- Começamos a responder o “Questionário Sustentável”, para levantar dados sobre a situação da nossa escola;
- Entrevistamos Marlene e Salete, responsáveis pela limpeza e alimentação da nossa escola, que ajudaram a responder várias questões referentes a escola.

Profª coordenadora do projeto COMVIDA: Deise Da Silva Santos


20 de maio



No dia 20 de maio, na reunião do COMVIDA, realizamos as seguintes atividades:

- Entrevistamos a diretora Marinês sobre algumas questões referentes a situação da escola em relação à situação sustentável  na escola, como: água, energia, transporte, entre outros;
- Verificamos a  situação de alguns locais de espaço verde na escola;
- Concluímos o “Questionário Sustentável”;
- Iniciamos a compilação dos dados, para a construção do diagnóstico na escola. 





03 de junho

Neste dia o COMVIDA realizou as seguintes atividades:   
- Assistimos a um documentário que expõe alguns destinos possíveis para o lixo depois que eles são colocados da porta pra fora da nossa casa, entre eles: lixão, aterro controlado e aterro sanitário e reciclagem;   
- Debatemos sobre as consequências do destino impróprio para o lixo;   
- Fizemos a plantação de plantas na escola;   
- Apontamos as prováveis ações a serem desenvolvidas pelo grupo. 







Tópicos elaborados pelos integrantes do COMVIDA a partir do documentário sobre destino do lixo: 
- Aterro não controlado – lixão: o lixo só é jogado, sem nenhum cuidado com o meio ambiente;
- Aterro controlado: o lixo é despejado lá e eles jogam terra sobre ele, fazendo camadas. Mas não há cuidados maiores com meio ambiente;
- Aterro sanitário:  é quando há cuidado com o solo, fazendo uma camada protetora sobre o solo, além de fazerem um sistema com tubos para controlar a saída dos gases que o lixo libera;
- Centros ou cooperativas de reciclagem: é onde eles separam os resíduos – o lixo – e encaminham para reciclagem, para lugares onde esse lixo vai se transformar em outras coisas
- Há pessoas que vivem a partir daquilo que consideramos lixo;



10 de junho

Neste dia as atividades que fizemos foram:
 Concluir os tópicos que mais marcaram ou chamara atenção do documentário assistido, elaborando-os em conjunto;
- Conversamos e debatemos as ações a serem realizadas (Agenda 21);
- Realizamos uma caminhada no entorno da escola, em áreas conhecidas pela comunidade escolar.



Durante a caminhada, no entorno da escola e pontos conhecidos e frequentados pelos alunos, a proposta era verificar se estavam limpos, se não havia lixo pelo chão. No decorrer do caminho, a maioria dos espaços estava bem cuidado e conservado. Entretanto, em alguns pontos, como ao redor de um ginásio da região, havia pacotes de salgadinhos, copos, latas e embalagens de bolacha jogados no chão. Além disso, próximo de algumas residências, percebemos montes de lixos acumulados. 


17 de junho

Hoje foi dia de ajudar na Festa Junina da escola. Evento que é uma lição de ações que a instituição promove para conseguir investir mais na qualidade do ensino, uma ação sustentável. 



24 de junho

 Encontro dedicado à pesquisa de quais instrumentos e brinquedos serão construídos pelo grupo, uma das ações previstas na nossa Agenda 21.



01 de julho

Iniciamos a construir alguns dos instrumentos previstos. Também fizemos a listagem dos materiais necessários para construção de todos os instrumentos e brinquedos previstos para poder conseguir o material. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário