13 de maio
Foi reativado, no dia 13 de maio, o projeto COMVIDA na
escola. Nesta data, os alunos presentes efetuaram as seguintes atividades:
- Assistimos vídeo explicativo sobre o projeto;
- Começamos a responder o “Questionário
Sustentável”, para levantar dados sobre a situação da nossa escola;
- Entrevistamos Marlene e Salete, responsáveis
pela limpeza e alimentação da nossa escola, que ajudaram a responder várias
questões referentes a escola.
Profª coordenadora do projeto COMVIDA: Deise Da Silva Santos
20 de maio
No dia 20 de maio, na reunião do COMVIDA, realizamos as seguintes
atividades:
- Entrevistamos a diretora Marinês sobre algumas
questões referentes a situação da escola em relação à situação sustentável na escola, como: água, energia, transporte,
entre outros;
- Verificamos a
situação de alguns locais de espaço verde na escola;
- Concluímos o “Questionário Sustentável”;
- Iniciamos a compilação dos dados, para a construção
do diagnóstico na escola.
03 de junho
Neste dia o COMVIDA realizou as seguintes atividades:
- Assistimos a um documentário que expõe alguns
destinos possíveis para o lixo depois que eles são colocados da porta pra fora
da nossa casa, entre eles: lixão, aterro controlado e aterro sanitário e
reciclagem;
- Debatemos sobre as consequências do destino
impróprio para o lixo;
- Fizemos a plantação de plantas na escola;
- Apontamos as prováveis ações a serem
desenvolvidas pelo grupo.
Tópicos elaborados pelos integrantes do COMVIDA a partir do documentário sobre destino do lixo:
- Aterro não controlado – lixão: o lixo só é
jogado, sem nenhum cuidado com o meio ambiente;
- Aterro controlado: o lixo é despejado lá e eles
jogam terra sobre ele, fazendo camadas. Mas não há cuidados maiores com meio
ambiente;
- Aterro sanitário: é quando há cuidado com o solo, fazendo uma
camada protetora sobre o solo, além de fazerem um sistema com tubos para
controlar a saída dos gases que o lixo libera;
- Centros ou cooperativas de reciclagem: é onde
eles separam os resíduos – o lixo – e encaminham para reciclagem, para lugares
onde esse lixo vai se transformar em outras coisas
- Há pessoas que vivem a partir daquilo que
consideramos lixo;
10 de junho
Neste dia as atividades que fizemos foram:
- Concluir os tópicos que mais marcaram ou chamara
atenção do documentário assistido, elaborando-os em conjunto;
- Conversamos e debatemos as ações a serem
realizadas (Agenda 21);
- Realizamos uma caminhada no entorno da escola,
em áreas conhecidas pela comunidade escolar.
Durante a caminhada, no entorno
da escola e pontos conhecidos e frequentados pelos alunos, a proposta era
verificar se estavam limpos, se não havia lixo pelo chão. No decorrer do
caminho, a maioria dos espaços estava bem cuidado e conservado. Entretanto,
em alguns pontos, como ao redor de um ginásio da região, havia pacotes de
salgadinhos, copos, latas e embalagens de bolacha jogados no chão. Além disso,
próximo de algumas residências, percebemos montes de lixos acumulados.
17 de junho
Hoje foi dia de ajudar na Festa
Junina da escola. Evento que é uma lição de ações que a instituição promove para
conseguir investir mais na qualidade do ensino, uma ação sustentável.
24 de junho
Encontro dedicado à pesquisa de quais
instrumentos e brinquedos serão construídos pelo grupo, uma das ações previstas
na nossa Agenda 21.
01 de julho
Iniciamos a construir alguns dos instrumentos previstos.
Também fizemos a listagem dos materiais necessários para construção de todos os
instrumentos e brinquedos previstos para poder conseguir o material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário