PROJETO: A arte africana e suas influências

JUSTIFICATIVA:


A cultura africana oferece elementos relacionados a todas as áreas do conhecimento onde será trabalhado em todas as séries do ensino fundamental e Médio.
O Ensino da História sempre privilegiou as civilizações que vieram em torno do Mar Mediterrâneo. O Egito estava entre elas, mas raramente, relacionadas a África, tanto que, junto com os outros países do Norte do Continente, pertence a chamada África Branca, termo usado que despreza os povos negros que ali viveram antes das invasões dos persas, gregos e romanos.
O Continente Africano era dividido em Reinos antes da chegada dos Europeus.
O Reino do Congo era dividido em aldeias familiares, distritos e províncias, e todos os governadores eram conselheiros do rei. Esses são comparados com o modo de vida do negro em nosso país, na época da escravidão, nos quilombos e nos dias de hoje.
Historicamente, o Brasil teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação que atinge a população afro-descendente brasileira.
Na geografia abordou-se o processo de colonização e descolonização do continente africano, os Plantations (fronteiras artificiais), Apartheid, deserto do Saara entre outras paisagens naturais.
A África é um imenso continente, com grande diversidade étnica, cultural e política, onde a maioria da população vive em situação de extrema pobreza.

Na Arte abordaremos os elementos da cultura dos povos Africanos, conceituando a beleza da mulher negra ,a arte abstrata e o geometrismo, as danças, mitos, adereços , máscaras, teatro, e a pintura, relacionando essas produções as manifestações artísticas do Continente Europeu e América Latina.
"Como a cultura dos povos Africanos é pouco conhecida para nós, fica fácil se deslumbrar com o diferente e esquecer de dar valor às culturas Africanas em sua essência".

OBJETIVO GERAL:
Introduzir o aluno dentro de um processo teórico/prático os fundamentos teóricos dos elementos constitutivos da cultura Africana, com a interferência da mídia.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Contextualizar a representação da figura humana na história, especificamente a mulher.


METODOLOGIA:
Este trabalho será  realizado com os alunos do 9 ano e 8° ano.Com o 9° ano farão o desenho artístico da mulher africana e o 8 ano farão as mascaras africanas.
Pesquisa no laboratório de informática.
Apresentação de um vídeo para a escolha do modelo .
Desenho artístico em sala de aula.
Trabalho desenvolvido nas aulas de artes.

Professora: Marinês Luiza Biondo Scussiatto

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